terça-feira, 12 de junho de 2012

Principais diferenças no pensamento de Freud e Jung


Você conhece as diferenças básicas entre as escolas psicológicas de Freud e Jung? Neste post vamos focalizar algumas das principais questões que causaram o rompimento d associação entre estes dois grandes gênios do século XX.
Freud definiu o inconsciente como uma coleção de material pessoal reprimido, e Jung foi mais longe. Ele dividiu a psique em três partes: a consciência (ego), o inconsciente pessoal e o inconsciente coletivo. Esta última parte foi uma razão importante para sua quebra da associação entre os dois. Embora Freud não negasse a existência dos instintos, ele não aceitava a profundidade proposta por Jung para o inconsciente coletivo.
Jung explicou que, semelhante à evolução do corpo humano que guardam vestígios de organismos ancestrais (o cóccix, por exemplo), a psique humana carrega toda a história anterior do desenvolvimento humano. Freud não quiz aceitar tal afirmação ampla, e eles se separaram quando Jung publicou seu livro "Símbolos de Transformação", em 1912, época em que Jung tinha 37 anos. A partir de então, Jung, que havia sido escolhido por Freud para ser o seu sucessor, começou uma carreira solo, e suas teorias continuaram a divergir.
Freud considerava a libido sexual o motor de uma pessoa. Jung contestada, postulando que a libido sexual era uma força poderosa na psique humana, mas não a única. Quando você é jovem, a libido sexual pode governar a sua vida, mas, à medida que envelhecemos, outros fatores adquirem importância.
Jung considera a psique humana como, por natureza, religioso. Na verdade, ele fez deste ponto um foco importante de exploração. Jung era filho de um pastor e estudou, além do cristianismo, as religiões orientais, Alquimia, Gnosticismo, Mitologia, I Ching, astrologia, e quase tudo o que poderia ser classificado como ciências ocultas. As explorações e descobertas de Jung elevaram o nível da psicanálise bem acima do desenvolvimento original de Freud.
Jung não repudiava a importância de Freud. Antes de Newton, não poderia haver Eistein. Eu não sei se Jung poderia ter alcançado as alturas que atingiu  se não pela influência inicial de Freud.
Na interpretação de sonhos, Freud considerava qualquer objeto pontiagudo como um símbolo do pênis, enquanto Jung considerava que até mesmo o pênis poderia simbolizar algo mais, dependendo do conteúdo do sonho. Criatividade, por exemplo.
Outra grande diferença entre estes dois gênio tem a ver com a maneira como eles viam a vida. Freud era ateu e tinha uma visão muito crítica sobre religião. Jung insistia que os seres humanos devem prestar atenção à sua vida espiritual. A questão religiosa é de tal importância que vamos tratá-la em um post separado.
Tal era é a distância entre os conceitos e ideias desses dois gênio que Jung deu um nome novo para a sua escola psicológica, para substituir a psicanálise freudiana. Ele o chamou de psicologia analítica.
Você concorda? Gostaria de convidá-lo para postar suas opiniões.
Roberto Lima Netto
www.amazon.com author/rlimanetto
Rlimanetto@hotmail.com

28 comentários:

  1. Jung é mais abrangente, mais interpretativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jung foi mais longe.mas acrescentou aquilo que era de fato desnecessario..religiao

      Excluir
    2. Se vc partir do principio de que ele se referia ao Cristianismo ou outra religião especifica, sim foi desnecessário, mas vc deve olhar mais pra questão de que o ser humano é voltado a idolatrar algo, seja um deus, seja um ator ou personalidade, seja um time de futebol ou partido politico, seja uma linha de pensamento como ateísmo ou outra. Partindo desse principio é bom que o homem se volte a espiritualidade assim não idolatrará qualquer coisa.

      Excluir
  2. Psicologia analítica sim, e porque não. Até porque, estamos numa busca constante de conhecimento e é preciso ter essa visão analítica de Jung para obter respostas. Eu penso.

    ResponderExcluir
  3. Jung bebeu de Freud, fez suas constatações, abriu o leque sobre as amplas perspectiva da psique, deu seus saltos e não julgo que tenha superado Freud mais sim somado. O conhecimento nunca será estático!!!

    ResponderExcluir
  4. Jung bebeu de Freud, fez suas constatações, abriu o leque sobre as amplas perspectiva da psique, deu seus saltos e não julgo que tenha superado Freud mais sim somado. O conhecimento nunca será estático!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que ele superou Freud pelo simples fato de Freud não ter a mente aberta, por exemplo Freud era machista, se ele tivesse aqui agora no meu lugar ele ignoraria seu ponto de vista por vc ser uma mulher, ele acharia que vc nem deveria falar. Ele não estava apto a aprender novas coisas, ele foi muito importante sim. Mas superar seria ir além, e Jung foi muito mais além do que Freud jamais quis ir.

      Excluir
  5. Jah fui bastante severo com Freud com o olhar da Filosofia de Michel Onfray onde lanca seu livro "contos freudiano"afirmando ser charlatanismo....mas Freud foi um dos percusores da psique humana..se ele separou alfuns ingrdientes eh porque axou desnecessario, coisas q jung acrescentou e criou a pscologia analitica...ele nao superou Freud ..primeiro em todas as leis o mestre depois o aluno..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes da psicologia, estude muito a língua portuguesa, você precisa!

      Excluir
    2. Meus erros nao sao wrros gramaticais eh INTERNETEs se vc nao sabe eh a nova tendencia da linguagem ....se vc nao sabe o que eh a BANCA ela nao consegue e nao pode se manisfestar em relacao a isso...imagina vc?????
      Antes de criticar o proximo critique a si mesmo...faca e submwta se a psicanalise em ti mesma e vc se conhecerah..sou estudante de psicacanalise de forma auto-didata...sou poeta..e filosofo....por isso sou livre da forma que eu quero na forma escrita ou fisica....vc precisa se tratar da mediocridade parasitositoria interna fecal..

      Excluir
    3. Na boa resposta brasileira e no linguajar que corresponde ao seu nivel "va se fuder"

      Excluir
    4. Na boa resposta brasileira e no linguajar que corresponde ao seu nivel "va se fuder"

      Excluir
    5. Caro Ellanor, não precisava baixar o nível deste jeito. Vc foi mal interpretado ao escrever (eu entendi), mas deu razão ao outro quando xinga deste jeito. Poderia ter respondido de outra forma. Quando se fala ou escreve em público, fala a outros, que não precisavam ler expressões de tão baixo nível. Olhe o nível deste debate e o nível que vc diz ter. E amigo, escrever "percusores" não é coisa de internet. Tenha mais humildade. Abraço.

      Excluir
    6. Caro Ellanor, não precisava baixar o nível deste jeito. Vc foi mal interpretado ao escrever (eu entendi), mas deu razão ao outro quando xinga deste jeito. Poderia ter respondido de outra forma. Quando se fala ou escreve em público, fala a outros, que não precisavam ler expressões de tão baixo nível. Olhe o nível deste debate e o nível que vc diz ter. E amigo, escrever "percusores" não é coisa de internet. Tenha mais humildade. Abraço.

      Excluir
    7. Nao eh falta de "humildade" caro claudio..sou expontaneo e goato de pessoas assim..infelismente pessoaa que nao entendem ..sao grosseiras e ignorantes...e ao responder ponderei sim as palavras..um critica descontrutiva ela deve ser respondida desse nivel mesmo...baixo calao..tbm um forte abraco.

      Excluir
    8. E quando usei a expressao percusores ..se vc tbm nao entendeu disse no sentido de Percurso...e sei sim que eh PRECURSORES.. mas como sou poeta tenho a liberdadw de usar e abusar do vocabulario como bem entender...dependendo da semantica e sonorizacao..

      Excluir
  6. Jah fui bastante severo com Freud com o olhar da Filosofia de Michel Onfray onde lanca seu livro "contos freudiano"afirmando ser charlatanismo....mas Freud foi um dos percusores da psique humana..se ele separou alfuns ingrdientes eh porque axou desnecessario, coisas q jung acrescentou e criou a pscologia analitica...ele nao superou Freud ..primeiro em todas as leis o mestre depois o aluno..

    ResponderExcluir
  7. pra mim o grande diferencial foi teoria dos arquétipos, e a exploração da libido, pois Freud dizia que era o mais apse da vida, mas Jung não desvalorizava a libido, mas dizia que havia outras coisas tão importantes quanto ela

    ResponderExcluir
  8. Ellanor... e sobre o infeliSmente com S o que você tem a dizer? De Prosperus você não tem nada.

    ResponderExcluir
  9. Ellanor... e sobre o infeliSmente com S o que você tem a dizer? De Prosperus você não tem nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psicanalista Rio....vc precisa mesmo eh ter vergonha na cara...escrevo como quero e outra meu teclado nao responde correto...para de se esconder atras do academico que jah dar pra ver que vc nem tem tudo isso..dar pra ver pela sua intolerancia sua incapacidade e seu preconceito ...vc precisa ser analisado e tratado e sair desaa profissao....sim sobre Prosperus onde vc faz chiste e gozacoes....sou prosperus pq tengo ima otima familia...otima casa..otimos amigos...sou poeta e por isso nao me rebaixo a academia brasileira de letras....muito obrigado..
      Mas meta todo o seu preconceito no cu

      Excluir
    2. pode rir muito psicologia uff 2015....não to preocupado se vc ta triste ou alegre....pouco importa..

      Excluir
    3. isso so mostra que alem de tratar os outros vc precisa ser tratato..primeiro antes..

      Excluir
  10. Olá amigos, lendo os comentário dá para se perceber como o EGO é danadinho mesmo. Bom, sobre Jung só tenho a dizer uma coisa, foi um ser ILUMINADO ou individuado como ele mesmo dizia. Não dá para ser terapeuta sem ser Iluminado como bem disse Osho. sou fá de Jung e grato por Freud aparecer na vida dele.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com Jussara, Jung não é maior ou menor do que Freud. Primeiro Freud fez uma base sólida e depois Jung acrescentou, somou e nós recebemos os benefícios deste grande encontro.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com Jussara, Jung não é maior ou menor do que Freud. Primeiro Freud fez uma base sólida e depois Jung acrescentou, somou e nós recebemos os benefícios deste grande encontro.

    ResponderExcluir
  13. Quando subo uma escada sempre piso no primeiro degrau,ele ira me levar ao segundo e etc.Na volta tenho que descer ate o primeiro degrau,quando pisar nele sei que tive que seguir uma tragetoria a fim de chegar no meu objetivo. O primeiro degrau e sempre o inicio de tudo na vida,la frente estarei sempre focada no presente nao esquecendo nunca que o passado me empurrou.

    ResponderExcluir