sábado, 16 de junho de 2012

Em busca da felicidade: Podemos escolher entre a psicose ou a sabedoria


Desde cedo, Carl Jung teve uma vida difícil. Quando criança, tinha sonhos estranhos e visões. Seu pai, um pastor que perdeu sua fé e lutou para recuperá-lo, não foi um bom exemplo. Uma receita para a psicose.
Jung foi fortemente atraído pelas ideias de Freud. Quando foi para Viena para conhecer Freud, a primeira reunião entre os dois durou mais de oito horas. Não só foi Jung atraído pelas ideias de Freud, mas Freud também ficou impressionado com o seu jovem visitante. Freud considerava Jung como seu sucessor.
Quando eles separaram seus caminhos. (Pelas razões expressas em um post anterior http://www.aacademiadoconhecimento.blogspot.com.br/2012/06/principais-diferencas-no-pensamento-de.html) Jung sentiu-se como se tivesse perdido um segundo pai, como se o chão sob seus pés tinham desaparecido. Ele entrou em um período difícil e, para manter sua sanidade mental, ele teve de realizar um feito heroico. Todas as tardes, depois de manter uma vida normal de trabalho atendimento a clientes, Jung fechava-se em seu escritório e fazia o que hoje é conhecido como Imaginação Ativa. (explicado em um post anterior - http://www.aacademiadoconhecimento.blogspot.com.br/2011/11/voce-gostaria-de-conversar-com-seus.html)
Este processo foi vivido intensamente de 1913-1917, mas continuou até 1930, 17 anos - um processo de auto-análise e terapia relatado no "Livro Vermelho", um trabalho encantador de arte com desenhos feitos à mão e escrita em belas letras desenhadas.
Neste livro, Jung conversa com seus "Daimons" e registra o primeiro exemplo de Imaginação Ativa. Mais tarde ele afirmou que toda a sua obra futura, seus conceitos e métodos, foram incubados neste período, quando as sementes da sua obra foram plantadas.
O "Livro Vermelho" não é um livro fácil, pois relata a luta de Jung para se libertar de sua psicose latente. Neste processo de Imaginação Ativa, descrito na obra, Jung se encontra, reequilibra seu Ego e faz as pazes com seu Self.
Se você esta em busca da felicidade, quem sabe um relacionamento com seus daimones através da Imaginação Ativa pode ajudá-lo?
Você concorda? Você está convidado a postar seus comentários.

Roberto Lima Netto é autor de "O Pequeno Príncipe para Gente Grande" e "Os Segredos da Bíblia", dois livros cujo objetivo é propagar as ideias de Jung para leigos. Quem sabe podemos ajudar a construir um mundo melhor?

Um comentário:

  1. Primeira vez q visito esta página !!!! Parabéns, excelentes artigos !!!!!!

    ResponderExcluir