sábado, 16 de junho de 2012

A cura espiritual: você pode acreditar no inacreditável?


Durante a primeira metade da minha vida, eu era absolutamente racional, nunca acreditaria em casos que não puderam ser explicados pela ciência, pelo racional. Eu considerava simplesmente como mágica alguns fenômenos paranormais. Os mágicos profissionais realizam proezas que não podemos explicar, mas que não são sobrenaturais.
O Brasil, um país onde os europeus misturaram-se com os africanos e os índios nativos, estes fenômenos paranormais são bastante frequentes, ainda que eu não os considerasse com tais. Isso mudou para mim quando eu tinha 35 anos e frequentei um curso de controle da mente. Quando terminei o curso, havia mudado minha forma de ver o mundo. Era uma pessoa diferente, convencida que existem alguns fenômenos que a ciência não pode explicar, e que podem ser chamados de paranormais.
Vou lhes contar um dos muitos episódios estranhos que eu conheci. Um amigo tinha uma dor nas costas terrível. Os médicos prescreveram uma cirurgia da coluna, que não resolver o problema. Na verdade, a dor piorou após a intervenção, a tal ponto que ele tinha que dormir no chão, porque mesmo um colchão duro lhe era insuportável.
Enquanto estava de férias na região amazônica, o guia do meu amigo sugeriu que ele consultasse uma rezadeira local. Meu amigo, um católico fervoroso, não acreditava em tais artes, mas o guia insistiu, contando-lhe alguns milagres que esta velha senhora havia feito. Meu amigo foi visitar a rezadeira, sem acreditar, mais levado pela curiosidade.
Eles chegaram em uma área muito pobre de uma pequena vila, onde a curadeira vivia em uma casinha pobre. Depois de realizar alguns ritos, ela beijou coluna do meu amigo na área que mais doía, tirando da boca um pequeno pedaço de osso que ela alegou ter extraído da coluna vertebral do meu amigo.
Você acredita que este osso foi extraída da coluna do meu amigo? Eu não. Ela pode ter colocado o osso em sua boca. Ou será que ela o materializou?. É bem documentado o caso de um guru indiano, Sai Baba, que materializada objetos em sua mão. Porém, acho que aquele osso era um truque para impressionar o paciente.
O fato é que meu amigo saiu da consulta completamente curado, e não teve problemas nas costas a partir de então. Isso não pode ser negado.
O Brasil é um país místico, e sei de vários outros milagres realizados em todo o país. A Índia é uma terra com gurus espirituais em estágios mais avançados, mas eles geralmente não se envolvem em curas. Acreditam em reencarnação e não dão importância à vida. As Filipinas é provavelmente o único país capaz de rivalizar com Brasil neste assunto. Não posso falar da África, pois não conheço a situação por lá.
Várias fantásticas curas foram documentados em todo o Brasil. Eu, um PhD pela Universidade de Stanford, nunca pensei que pudesse acreditar nisso. Hoje sou uma pessoa ex-racional, se é que posso usar esse termo. Acredito que algumas pessoas especialmente dotadas, xamãs por exemplo, podem realizar curas milagrosas. Fiz uma extensa pesquisa sobre xamanismo para reunir material para escrever meu romance, um thriller psicológico, "O Xamã Dourado", e encontrei na literatura sobre o assunto casos documentados de curas xamânicas que antes eu considerava inacreditáveis.
E você? Você pode acreditar no inacreditável?

Roberto Lima Netto, autor de "O Pequeno Príncipe para Gente Grande" e "Os Segredos da Bíblia" livros junguianos para difundir os conceitos da psicologia junguiana entre os leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário