sábado, 16 de junho de 2012

Truques do Inconsciente


Estava dirigindo meu carro a caminho de casa quando vi uma cena que me chamou a atenção. Dois homens talvez com 30 ou 40 anos de idade, discutindo, ofendendo uns aos outros, um incidente quase se transformando em uma briga mais séria no meio da rua. Esta cena foi causada por uma colisão pequena com mínimos danos, mas o conflito estava acirrando-se de tal forma que poderia terminar com graves consequências. De fato, um dos litigantes foi para o seu carro e voltou com uma arma. Vale ressaltar que ambos pareciam ser pessoas responsáveis, bem de vida, dirigindo carros caros. Por que arriscavam suas vidas por causa de um pequeno acidente?
Dizem que o homem é um ser racional. Isso é verdade? Quando você está dominado por uma emoção, você não é racional. A Psicologia Junguiana ensina que o nosso Ego, o diretor da parte consciente de nossa psique, não é a única personalidade que vive dentro de nossa mente.
"Sybil", um livro escrito por Flora Rheta Schreiber, psiquiatra, descreve o caso de uma mulher com dezesseis personalidades. Este livro é uma ficção baseada em um caso real. Algumas personalidades dentro da  psique de Sybil não conheciam outras que viviam debaixo do mesmo teto,da mesma psyche, e estavam sempre em guerra, uma vez que os seus objetivos e gostos eram completamente diferentes. Evidentemente, este é um caso extremo, mas não podemos descartar o fato de que o nosso Ego não é o rei da colina dentro de nossa mente.
A psique humana, de acordo com a psicologia junguiana, é composta por três partes: o consciente - Ego - e o inconsciente que está dividido entre o inconsciente pessoal e o coletivo. A parte consciente, o ego, é o que muitas pessoas consideram ser a psique, ou, se você preferir, a personalidade total. Isto está longe da verdade.
A psique tem uma camada inconsciente, fora do controle do Ego. No inconsciente coletivo, são armazenadas as informações herdadas de todos os seres humanos desde os primeiros humanos apareceram na Terra. Os instintos e os arquétipos fazem parte do inconsciente coletivo. Este inconsciente coletivo foi um dos motivos da separação entre Freud e Jung, como foi discutido em post anterior. http://www.aacademiadoconhecimento.blogspot.com.br/2012/06/principais-diferencas-no-pensamento-de.html
O fato é que, quando dominado por uma emoção, o Ego pode perder o controle. Isso levou Joseph Campbell, o grande mitólogo do XX século e discípulo de Jung a dizer: Minha definição de demônio é um anjo que não foi reconhecido ". E com isso eu os envio a outro dos posts deste blog: Você gostaria de falar com os seus demônios? http://www.aacademiadoconhecimento.blogspot.com.br/2011/11/voce-gostaria-de-conversar-com-seus.html
Felizmente este incidente se acalmou quando um amigo em comum entrou na discussão, e nada de grave aconteceu, mas incidentes fatais acontecem em todo o mundo devido a discussões de trânsito tolas.
Se você gostou desse post, envie-o para seus amigos. . Quem sabe, difundindo as ideias de Jung, estaremos ajudando a melhorar a humanidade, a tornar os seres humanos mais felizes?

Roberto Lima Netto, autor de "O Pequeno Príncipe para Gente Grande" e "Os Segredos da Bíblia", livros junguianos escritos em linguagem simples para que leigos possam entender as ideias de Jung.

Nenhum comentário:

Postar um comentário