segunda-feira, 30 de julho de 2012

Seu amigo, o diabo


Clemente, o terceiro bispo de Roma, sucessor de São Pedro é citado como dizendo que Deus governa o mundo com Cristo na sua mão direita e Satanás no lado esquerdo.
Por que Deus permitiu que Adão e Eva a comer a maçã no Jardim do Éden? Por que Ele permitiu que a serpente - o diabo - para tentar Eva? Ele certamente sabia que sua proibição só aumentaria a atração do fruto. Sua intenção foi que o nosso casal ancestral comeu o fruto e ser expulso do Éden? Ele queria que as nossas almas a crescer através da vida em um ambiente difícil, um crescimento que não seria possível em um jardim paradisíaco? Como Ele pode governar o mundo com a ajuda de Satanás?

Na obra-prima de Goethe, Fausto pede a Mefistófeles, quem ele era, e recebe a resposta: Eu sou a força que quer o mal, mas faz bem. Se Goethe está correto, o diabo está aqui para nos ajudar a crescer. Ele é uma força benigna. Incrível!
Desde que eu não sou teólogo, vou tentar abordar este assuntos de um ponto de vista psicológico, usando as idéias de Jung.
De acordo com a psicologia junguiana, o Self, a imagem de Deus dentro da nossa psique, tenta levar a nossa vida no caminho da individuação, a jornada de aumento de consciência. Para fazer isso, o Self cria problemas em nossa vida para nos forçar o caminho certo. Poderia essas ações parecem ser, quando nos ferir, como obras do diabo? Se assim for, o título deste artigo é justificada.
Outra contribuição importante para esta discussão é a afirmação de Joseph Campbell, um mitólogo líder e um seguidor de Jung. Ele disse: Minha definição de demônio é um anjo que não foi reconhecido pelo ego. É um poder que você negou e reprimiu. Assim, como qualquer energia reprimida, que começa a crescer e se tornar muito perigoso.
De acordo com Jung, uma das primeiras tarefas no processo de análise psicológica profunda é o reconhecimento da sombra.
Qual é a sombra? O Sombra é um conceito central da psicologia junguiana. O ser humano nasce completo, como Adão e Eva, ele não sabe o bem eo mal. Quando ele inicia seu processo de formação do Ego - quando, no Jardim do Éden, ele come a maçã, o fruto do conhecimento do bem e do mal - ele torna-se potencialmente capaz de discriminar entre o que é bom eo que é mal.
No processo de se tornar um adulto, no processo de consolidação do Ego, a pessoa escolhe determinadas características que ele / ela juízes corrigir e reprimir os outros que ele / ela considera insuficiente. Uma vez que este é um processo inconsciente, o indivíduo não tem consciência das escolhas que ele faz. Características recusou, no entanto, não são apagados da psique, mas irá se refugiar em nosso inconsciente, incorporadas ao que Jung chamou de Sombra, um dos arquétipos fundamentais da psique humana.
Uma vez que na sombra são armazenadas as características que o ego não reconhece como pertencente ao indivíduo, poderíamos pensar que o Sombra a ser composta apenas de características ruins, o lado feio deste indivíduo específico. Isso é errado, como a sombra abrange todos os elementos que o ego considera inadequado para a imagem que a pessoa faz de si mesmo, mesmo aqueles que poderia ser considerado bom por uma pessoa diferente. Um homem que se define como muito prático, um executivo de uma empresa conhecida por sua busca por resultados e pela sede de poder, pode desvalorizar e suprimir as boas características que não são úteis para aqueles que prioriza a acumulação de bens materiais, dinheiro e poder. Compaixão, bondade, capacidade de cuidar dos outros são recursos que podem ser rejeitadas pelo seu ego e reprimido, abrigada em sua sombra.
Como tal, a sombra pode ser vista, metaforicamente falando, como os nossos demônios, partes de nossa personalidade que mantemos na caixa de lixo, mas que precisam do nosso reconhecimento para nós a crescer em consciência.
Visto sob esse ponto de vista, podemos dizer que o diabo é nosso amigo.

Roberto Lima Netto acredita que o nosso objectivo na vida é ser feliz, e que a espiritualidade e psicologia junguiana, suas principais áreas de interesse, pode nos ajudar nesta busca da felicidade. Ele é autor de vários livros, incluindo "O Pequeno Príncipe para grown-ups" e "A Bíblia junguiano". Seu blog é www.HappinessAcademyOnline.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário