sexta-feira, 27 de julho de 2012

Holocausto: a humanidade não deve esquecer esta lição


Por que a Alemanha, a nação mais racional e civilizada na época, embarcou no sonho de um louco? Antes de mirar os judeus, os alemães começaram a perseguir as crianças e os adultos mentalmente e fisicamente deficientes. Objetivo de Hitler era purificar a raça, e a nação inteira, com poucos dissidentes, foi dominada por sua loucura.
Como assim? Em um ataque de arrogância, depois de serem humilhados na Primeira Guerra Mundial, os alemães decidiram salvar o mundo do que eles consideravam a escória da humanidade. Hitler, um psicopata, conseguiu vestir as roupas de salvador da Alemanha e do mundo.
Que lições do Holocausto e outros extermínios em massa a humanidade deve aprender? O homem não pode ser guiado somente por seu lado racional. Ele tem que dar espaço, prestar atenção ao seu inconsciente. O livre arbítrio não existe, a menos que você tenha passado através de um programa muito extenso para se conhecer, o que significa que uma análise psicológica profunda, geralmente com a orientação de um analista treinado.
Cuidado! O inconsciente é forte o suficiente para dominar a mente do homem, para dominar o seu ego e levá-lo a atos que podem envergonhá-lo depois. Não estou falando de Hitler, Stalin ou Mao, pois eles são loucos, e não podemos esperar nada deles. Refiro-me ao cidadão normal, cumpridor da lei, provavelmente religioso, que embarcou com entusiasmo no sonho louco de Hitler.
Qual é a diferença entre o Holocausto e outras barbáries que aconteceram no mundo, como os assassinatos em massa Stalin e Mao Tse Tung? A resposta é que, graças ao povo judeu, essa lição não está sendo esquecida, não está sendo escondida debaixo do tapete, apesar da negação patética do presidente do Irã questionando a sua existência. Esta lição não pode ser esquecido e deve ser mantida na mente de todos para que não aconteça novamente.
O Holocausto é o nosso melhor lembrete de que o nosso Ego não controla nossas ações, que, quando sob o domínio de um complexo, o homem pode agir como um animal, totalmente irracional, mesmo contra os seus princípios mais queridos.
Roberto Lima Netto, autor de "O Pequeno Príncipe para Gente Grande" em sua quatrta edição no Brasil e "Os Segredos da Bíblia", livros junguianos recentemente editados nos USA - www.amazon.com autor/rlimanetto

Um comentário:

  1. Pior que o holocausto a Inquisição da santa e benta ICAR que durante 300 anos em Portugal perseguiu, torturou, queimou e matou com requintes!

    ResponderExcluir