sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Você gostaria de conversar com seus demônios?

Jung mostrou que o ego, a parte consciente de nossa psique, não é o rei absoluto da nossa mente. No nosso inconsciente, temos arquétipos e complexos que, quando o ego perde o controle, agem como se possuíssem nossos corpos. Podemos chamá-los, metaforicamente, de nossos demônios, porque, como o mitólogo e grande discípulo de Jung, Joseph Campbell, disse: "Minha definição de demônio é um anjo que não foi reconhecido. Pelo contrário, é um poder que você negou expressão, e você reprimiu. Assim, com toda sua energia reprimida, ele começa a crescer e se torna muito perigoso".


Você gostaria de conversar com seus demônios, compreendê-los e transformá-los emanjos? Usando o método da imaginação ativa, desenvolvido por Jung, você pode. Como?


Inner Work (Trabalho Interior) é um livro de Robert Johnson que eu recomendo  enfaticamente. Ele é um analista junguiano e um escritor prolífico, capaz de transformar alguns dos conceitos complexos de Jung em um livro fácil de entender. O livro está publicado no Brasil.


Eu aprecio a escrita Johnson; já li quase todos os seus livros. Inner Work trata interpretação dos sonhos e da imaginação ativa. Johnson explica imaginação ativa em seu estilo simples e fácil. Somente esta seção, cobrindo metade do livro, seria suficiente para garantir cinco estrelas ao livro, mas os capítulos sobre a interpretação dos sonhos também são excelentes.



Eu prefiro um anjo ao meu lado a um demônio nas costas.

E você? O que você acha?

Roberto Lima Netto rlimanetto@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário