sexta-feira, 30 de março de 2012

Alcoolismo e espiritualidade

Bill W, co-fundador da organização AA- Alcólicos Anônimos, enviou uma carta a Jung mencionando que "uma conversa de Jung  com um de seus pacientes, o Sr. Rowland H., no início dos anos 1930, teve um papel fundamental na fundação da nossa Sociedade.”
Jung considerava que a luta de um alcoólatra contra a sua dependência era na verdade uma luta contra o espírito. Ele chamou a atenção para o fato de que álcool em latim é "spiritus" a mesma palavra para a mais alta experiência religiosa, bem como para o veneno mais depravador. A fórmula útil, portanto, é: spiritus contra spiritum. Jung também disse que o desejo para o álcool do dependente é equivalente, em um nível baixo, a sede espiritual de nosso ser pela totalidade, expressa em linguagem medieval como a união com Deus."
Spiritus contra spiritum. Esta é a base da filosofia do AA. Os doze passos para arecuperação exige que a busca do dependente pela cura passe por acreditar em um Poder superior que poderia lhe devolver à sanidade. Em outras palavras, temos que encontrar Deus.
Mas como poderíamos chegar perto de Deus? São Paulo na estrada de Damasco teve sua revelação, seu encontro com Deus. Bill W. também teve sua experiência pessoal, narrada no livro Alcoólicos Anônimos. No entanto, uma experiência avassaladora não é para todos, mas acontece frequentemente quando a pessoa passa por um período dramático em sua vida. É comum em episódios de quase morte, e a pessoa afetada geralmente passa a levar uma vida mais equilibrada e mais feliz. No entanto, para a maioria das pessoas a consciência de um poder superior acontece gradualmente, e precisa ser cultivada como uma tenra planta.
Como? Meditação, reza, conversas com seu Self atravéz de Imaginação Ativa, um método junguiano que já discutimos neste blog. http://aacademiadoconhecimento.blogspot.com.br/2011/11/voce-gostaria-de-conversar-com-seus.html
Roberto Lima Netto

2 comentários:

  1. A melhor forma de ajudar alguém, é mostrar empatia e lhe mostrar como encontrar espiritualidade na fonte;A Bíblia, quando a Lemos fazemos um tumor dentro da mente mais espiritualizada: Jeova Deus!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!
    Me identifiquei com o texto
    Me identifiquei com a literatura de
    ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

    ResponderExcluir