terça-feira, 31 de julho de 2012

Uma afirmação enigmática de Jesus: o homem contra seu pai

Jesus disse: (Mateus 10:34-36): 34.Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas a espada.35.Com efeito, vim contrapor o homem ao seu pai, a filha à sua mãe e a nora à sua sogra.36.Em suma: os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. (Biblia de Jerusalém)

Como é possível que o Mestre quisesse promover a luta dentro de nossas famílias? Evidentemente, isso tem de ser entendido metaforicamente, e a psicologia junguiana demonstra a sabedoria do provérbio de Jesus.

Quando somos crianças, nossos pais são os nossos deuses. Eles tem poder de vida e morte sobre nós. Eles nos alimentam, nos dão casa, nos ensinam. O que eles fazem é sempre certo aos olhos da criança. Nós achamos que nossos pais são perfeitos. À medida que crescemos, começamos a desconfiar que não é bem assim, que essa noção é falsa, mas é tarde demais: o que nossos pais passaram para nós, certo ou errado, está impresso em nossa psique, em nosso inconsciente. E isso acontece mesmo se as atitudes de nossos pais não foram verbalizados.

A criança, seu inconsciente, absorve o que ele sente. Como resultado, os pecados de nossos pais são passadas para nós. Metaforicamente, o pecado de Adão que o colocou para fora do Jardim do Éden, atinge a todos nós. Esta é uma verdade psicológica. Nossos pais realmente passam seus pecados para nós na forma de complexos que levamos pela vida e transmitimos aos nossos filhos se não nos conscientizarmos deles através de um processo de análise.

O caminho para melhorar a humanidade é ser consciente, evitando passar adiante os complexos que herdamos de nossos pais e familiares. Esta é uma prescrição de Jung, mas é também um conselho da Grécia antiga. Na entrada do Templo de Apolo em Delfos está escrito: Conhece a ti mesmo. Mais importante de tudo. Esta é a receita de Jesus quando diz que Ele vem para contrapor o homem ao seu pai. O que era difícil de entender há alguns séculos atrás fica fácil com ajuda das ideias de Jung.

Roberto Lima Netto, é autor de "O Pequeno Príncipe para Gente Grande" em sua quarta edição, e "Os Segredos da Bíblia", livros junguianos recentemente editados nos USA - www.amazon.com/author/rlimanetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário