No Livro de Jó, na Bíblia , podemos ler a trágica história de um homem justo e honesto , temente a Deus , que é condenado a sofrer as mais cruéis moléstias , sem nada dever , apenas para que Iahweh pudesse vencer uma aposta que fizera com seu filho Satanás. Isto é, Iahweh colocara o homem para sofrer , a fim de solucionar um problema da esfera divina , a disputa com seu filho .
Analisando esta história em seu livro “Resposta a Jó”, Jung entendeu que Iahweh havia cometido uma injustiça com o homem , sendo infiel com o seu fidelíssimo Jó. Levantou então a hipótese de que Deus teria encarnado como Cristo no homem , para poder pagar a dívida que tinha com a humanidade por conta de sua injustiça , sofrendo em sua carne todos os males que fizera Jó sofrer . Isto é, que Cristo teria sido a resposta que Iahweh deu a Jó.
Esta hipótese junguiana nos leva a três conclusões :
- que Deus é um ser em evolução , capaz de errar e aprender com seus erros ,
- que seu autoconhecimento se daria na medida em que Ele se contemplasse na criatura e refletisse sobre sua conduta ,
- que sua evolução ocorreria através do sofrimento humano (Paixão de Jesus).
Seria então o homem o campo de estudo ético de Deus , uma parte sua , um órgão pelo qual pôde provar do fruto proibido e conhecer o seu próprio mistério ? Seria o homem , a imagem e semelhança de Deus , o espelho onde Ele pode se reconhecer ?
Partindo das hipóteses de Jung, nos propusemos dois desafios . Na primeira parte do livro , estudamos os complexos mitos gregos , para tentar verificar se, no antigo entendimento clássico sobre o que era o divino , as tragédias humanas também teriam alguma função para os deuses . Será que aquelas terríveis histórias de sofrimento humano , contadas pelos poetas trágicos , serviriam para purificar os deuses ?
Na segunda parte do livro , nos empenhamos em seguir as angústias de Jó, para nos questionar sobre qual seria a função do Mal dentro de um monoteísmo que prega um Deus onipresente , onipotente e onisciente . Se Ele tudo pode, por que permite a existência do Mal ? Enfim , qual o seu interesse no sofrimento do homem ?
É assim com enorme prazer que anuncio o lançamento do Livro Grego de Jó, que está saindo na coleção junguiana da Editora Vozes . A noite de autógrafos será no dia 18 de abril de 2012, às 19:00h, na livraria Argumento do Leblon, rua Dias Ferreira 417. Sua presença será muito bem vinda .
Antonio Aranha
Amigos da Academia
O Antônio Aranha está nos convidando para o lançamento de seu livro "O Livro Grego de Jó - Qual o interesse de Deus no sofrimento do homem?"
Local: Livraria Argumento - R. Dias Ferreira 417 -Leblon?RJ
Data e Hora: Dia 18/Abril às 19h.
Amigos da Academia
ResponderExcluirMuitas pessoas podem se sentir ofendidas com a referência à evolução de Deus. Vale lembrar que o Deus Maior, a força máxima que gerou o Big-Bang (ou, para os religiosos, criou o mundo em seis dias segundo o Genesis) está muito acima do que nossa limitada racionalidade pode entender. Mesmo os teólogos, que acham que podem discutir este Deus Maior, falam sobre a imagem de Deus que carregamos em nossa psique. O que Jung enfatiza é que falamos sobre a IMAGEM DE DEUS que trazemos em nossa mente, que seria o SELF.
Roberto Lima Netto
Autor do "Pequeno Príncipe para Gente Grande - uma interpretação Junguiana" Ed. Best Seller 4a. edição.
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